Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

O Ministro da Saúde do Paraguai visita o IFF/Fiocruz

 

O ministro da Saúde do Paraguai, Júlio Mazzoleni, na companhia da sua esposa, a médica Chantal Agüero, e do cônsul geral da República do Paraguai no Rio de Janeiro, Hernando Arteta Melgarejo, visitou, na sexta-feira (22/3), o Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) com o intuito de estreitar laços e conhecer as oportunidades para reforçar a cooperação entre as duas nações, melhorando a realidade do setor no vizinho país.

A delegação paraguaia foi recebida pelo diretor do IFF/Fiocruz, Fábio Russomano, pelo coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), João Aprígio Guerra de Almeida, pela responsável pelo Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano (BLH-IFF/Fiocruz), Danielle Aparecida da Silva, e pelo coordenador da Secretaria Executiva da rBLH, Alejandro Guilhermo Rabuffetti. Durante reunião na Direção do Instituto, conversaram sobre a trajetória da instituição e as conquistas da rBLH na diminuição das taxas de mortalidade infantil no mundo, entre outros assuntos. A visita foi finalizada com um passeio pelo Banco de Leite Humano e por demais áreas do IFF/Fiocruz.

Os esforços nunca são suficientes quando se trata dos desafios globais da saúde. Ciente disso, João Aprígio Guerra de Almeida reafirmou o compromisso da rBLH com a cooperação bilateral no projeto de lançamento do BLH do Hospital Regional em Coronel Oviedo, no Paraguai. Antes dele, foi realizado o projeto do BLH do Hospital de San Pablo, inaugurado em 2010 em Asunción, capital paraguaia, que atualmente é centro de referência em amamentação e doação de leite humano no país.

Fábio Russomano destacou a importância da rBLH para o reconhecimento internacional do trabalho do Instituto e destacou a sua disposição de contribuir na cooperação também em outras áreas da saúde pública, considerando que tanto as populações paraguaia e quanto brasileira poderiam se beneficiar.

Antes de partir, o ministro Júlio Mazzoleni expressou sua satisfação com a visita ao IFF/Fiocruz, bem como na sua reunião na quinta-feira (21/3) com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. Para o principal representante governamental na área de saúde paraguaia, trata-se do início de um diálogo aberto entre as duas nações, e seu objetivo será o fortalecimento da cooperação em saúde entre a Fundação e o Paraguai. “A Fiocruz é a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América, e nós necessitamos mudar, melhorar a realidade do setor. Para isso, precisamos nos aliar com os melhores”, ressaltou ele sobre a importância de sua visita às várias unidades da Fiocruz no Rio de Janeiro.

 

A delegação paraguaia foi recebida pelo diretor do IFF/Fiocruz, Fábio Russomano e por representantes da rBLH.

 

Fonte: Portal do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)